O que são Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA)? PDF Imprimir E-mail
 
O que são Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA)?

São doenças provocadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTAs e a maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Vômitos e diarréias são os sintomas mais comuns, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados, dentre outros. Para adultos sadios, a maioria das DTA dura poucos dias e não deixa seqüelas; para as crianças, as grávidas, os idosos e as pessoas doentes, as conseqüências podem ser mais graves, podendo inclusive levar à morte.

Doenças transmitidas por alimentos, mais comumente conhecidas como DTAs, são causadas Infecção causada por alimentos

É uma enfermidade que resulta da ingestão de alimentos contendo microrganismos vivos prejudiciais, como Salmonella, Shigella, vírus da hepatite A e Trichinella spirallis.

  • Intoxicação causada por alimento

Ocorre quando as toxinas ou os venenos de bactérias ou bolores estão presentes no alimento ingerido. Essas toxinas geralmente não possuem odor ou sabor e são capazes de causar enfermidade mesmo depois que os microrganismos forem eliminados. Algumas toxinas podem estar naturalmente presentes no alimento, como no caso de alguns fungos e animais, como o baiacu. Alguns exemplos de toxinas são a toxina botulínica, a enterotoxina do Staphylococcus, as micotoxinas e as saxitoxinas de dinoflagelados.

  • Toxinfecção causada por alimento

A infecção mediada por toxina é uma enfermidade que resulta da ingestão de alimento contendo uma determinada quantidade de microrganismos patogênicos, e capazes de produzir ou liberar toxinas quando ingeridos, como Vibrio cholerae e Clostridium perfringens